A Câmara Municipal de Lisboa divulgou vários manuais sobre o serviço de refeições escolares, geridos na plataforma SIGA.
Assim, informamos os EEs e os alunos dos procedimentos a seguir para utilizar este serviço:
NOTA: Esta informação vai ficar disponível no menu 2024|25 > Informações > Refeições Escolares
- Quem solicita as credenciais para almoçarem| lancharem na escola? Foram enviadas no final de agosto as credenciais para alunos novos, aqueles que perderam o e-mail/acessos deverão entrar na página inicial do SIGA e pedir a recuperação dos dados de acesso colocando o email que está registado no sistema da escola.
- As escolas podem fazê-lo enviando o email dos encarregados de educação? Não, deve ser sempre os pais/encarregado de educação a fazer esse pedido. Se os pais/encarregado de educação não tiverem possibilidades de aceder a um dispositivo eletrónico com acesso à internet as escolas tem pessoas com acesso ao SIGA que poderão efetuar essas marcações pelos encarregados de educação através do acesso da escola.
- Se mudarem de escola pertencente à rede pública de Lisboa terão que pedir novas credenciais? Desde que a escola seja abrangida pelo Contrato da Alimentação Escolar CML as credenciais são sempre as mesmas.
- O que devem fazer? Enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando o nome completo, NIF, agrupamento, escola, e-mail e cargo na escola.
- Devem ser eles a solicitar as credenciais ou deve ser a escola a fazê-lo? Deve ser cada agente educativo que queira almoçar na escola a enviar o próprio pedido.
- Estas credenciais tem que ser solicitadas todos os anos? Não, se já acediam o ano passado o acesso é o mesmo.
- Se mudarem de escola pertencente à rede pública de Lisboa terão que pedir novas credenciais? Não, apenas terão de informar para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para se alterar a escola a que tem acesso.
Por ordem médica (alergias, intolerâncias, etc):
- Os Pais/Encarregados de Educação entregam declaração/relatório/prescrição médica a atestar a intolerância ou a alergia da criança/jovem na Escola/Direção.
Por motivos de ordem religiosa:
- Os Pais/Encarregados de Educação entregam declaração com indicações dos alimentos restritos na Escola/Direção.