EBTP | Patrono

 

Teixeira de Pascoais (1877 - 1952)

pseudónimo de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos 

Desenhado por António Carneiro

 

Nasceu em novembro de 1877, no seio de uma família aristocrática de Amarante, filho de João Pereira Teixeira de Vasconcelos, juiz e deputado às Cortes, e de Carlota Guedes Monteiro. Foi uma criança solitária, introvertida e sensível, muito propenso à contemplação nostálgica da Natureza.

Em 1883 inicia os estudos primários em Amarante, onde faz o liceu. Em 1895 muda-se para Coimbra onde termina os seus estudos secundários e em 1896 inscreve-se no curso de Direito da Universidade de Coimbra. Ao contrário da maioria dos seus colegas, não faz parte da boémia coimbrã e passa grande parte do seu tempo no quarto, a ler, a escrever e a refletir.

Licencia-se em 1901 e estabelece-se como advogado, primeiro em Amarante e depois no Porto, a partir de 1906. Em 1911 é nomeado juiz substituto em Amarante, cargo que exerce durante dois anos. Em 1913 dá por terminada a sua carreira judicial. 

Sendo um proprietário abastado, não tinha necessidade de exercer nenhuma profissão para o seu sustento, tendo passado a residir no solar de família, em São João do Gatão, perto de Amarante, com a mãe e outros membros da sua família. Dedicava-se à gestão das propriedades, à incansável contemplação da natureza e da sua amada Serra do Marão, à leitura e sobretudo à escrita. 

 Solar de Teixeira de Pascoais

 

Apesar de ser um solitário, Gatão era local de peregrinação de inúmeros intelectuais e artistas, nacionais e estrangeiros, que o iam visitar frequentemente. No final da vida, seria amigo dos poetas Eugénio de Andrade e Mário Cesariny de Vasconcelos. Este último haveria de o eleger como poeta superior a Fernando Pessoa, chegando a ser o organizador da reedição de alguns dos textos de Pascoais, bem como de uma antologia poética, nos anos 70 e 80.

Pascoais morreu em 1952, aos 75 anos, em Gatão.

 

Fontes:

 

 

     
  INOVAR  
  (Acesso internosó para PD/PND, dentro da ESPAV)  
  Profs | regular - interno  
  Profs | regular - externo  
  Profs | profissional - interno  
  Profs | profissional - externo  
  Alunos e EE - interno  
  Alunos e EE - externo  
     

 

Agrupamento de Escolas de Alvalade | Lisboa © 2016