Manuais escolares gratuitos em 2018/2019
Veja aqui as informações sobre os manuais adotados e a plataforma de Manuais Escolares Gratuitos.
Oferta formativa 2018/2019
Conheça os níveis e cursos que o AEA vai oferecer no próximo ano.
Exposição do 5º ano
Trabalhos dos alunos do 5º ano que estiveram expostos na EBAGC.
Expressão Artística
Parte de um painel realizado por alunos do 1º ano (2017/2018), inspirado na obra de Kandinsky, para celebrar a chegada da Primavera.

Sala de aulas sem fronteiras

Educação escolar | o nosso projeto

A dimensão europeia deste projeto vem ao encontro da necessidade de abertura ao exterior por promover o desenvolvimento de competências ao nível de:

• estratégias de sala de aula centradas no trabalho dos alunos;
  • trabalho colaborativo docente no contexto da flexibilização curricular, valorizando a interdisciplinaridade e as competências de cidadania;
  • avaliação das aprendizagens, valorizando o processo de autorregulação do aluno;
  • modos de organização do ensino e da aprendizagem em contexto europeu;
  • competências linguísticas através do trabalho com congéneres europeias.

... Pretende-se possibilitar formação aos professores e órgãos de gestão, de modo a que possam responder aos desafios do dia-a-dia escolar com uma ação mais confiante sustentada em conhecimento.

De acordo com as necessidades enunciadas, esta candidatura opta por realizar atividades na modalidade de curso de formação nas seguintes áreas:

• estratégias de ensino e aprendizagem que permitam desenvolver práticas mais inovadoras ao nível do trabalho de sala de aula mais centrado no aluno, de acordo com as competências descritas no "Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória";
  • modos de organização, gestão e monitorização de práticas que alarguem o conhecimento pelo contacto com outras realidades educativas, possibilitando uma maior eficácia na ação e potenciando o envolvimento e motivação dos professores.

Mobilidades

1. 4 mobilidades / 4 participantes, curso How Autonomy and Flexibility can attribute to a better quality of education, Brugges, Bélgica, 26 a 30 de novembro de 2018.
  2. 3 mobilidades / 3 participantes, curso Classroom Management Solutions for Teachers: new methodologies, effective motivation, cooperation and evaluation strategies, Florença / Barcelona, 21 a 26 de janeiro de 2019.
...
  1. 3 mobilidades / 3 participantes, curso The 4 Cs: Creativity, Critical Thinking, Communication and Collaboration in Schools, Florença, 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019.
  2. 3 mobilidades / 3 participantes, curso Enhancing Student Learning through Research-Based Approach, Terracina, 25 a 30 de novembro de 2019.
  3. 3 mobilidades / 3 participantes, curso Student-centred Classroom: teachers as promoters of active learning!, Florença / Barcelona, 7 a 12 de outubro de 2019.
  4. 3 mobilidades / 3 participantes, curso Project Based Learning in the Classroom: Setup, Integration and Reflection, Florença, 28 de outubro a 2 de novembro de 2019.

Este projeto resulta da aprovação da candidatura apresentada pelo Agrupamento de Escolas de Alvalade à Ação-chave 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem, sector Educação Escolar, a financiar no âmbito do programa Erasmus+.

(Acesso internosó para PD/PND, dentro da ESPAV)
  Profs | regular - interno
  Profs | regular - externo