Manuais escolares gratuitos em 2018/2019
Veja aqui as informações sobre os manuais adotados e a plataforma de Manuais Escolares Gratuitos.
Oferta formativa 2018/2019
Conheça os níveis e cursos que o AEA vai oferecer no próximo ano.
Exposição do 5º ano
Trabalhos dos alunos do 5º ano que estiveram expostos na EBAGC.
Expressão Artística
Parte de um painel realizado por alunos do 1º ano (2017/2018), inspirado na obra de Kandinsky, para celebrar a chegada da Primavera.

As TIC como resposta aos desafios da Educação e Formação de Adultos

Educação de adultos | o nosso projeto

A dimensão europeia deste projeto vem ao encontro da necessidade de abertura ao exterior por promover o desenvolvimento de competências ao nível:

• da modernização do Centro Qualifica, gerando maior capacidade por parte dos técnicos e dos formadores para desencadear mudanças ao nível das respostas às necessidades dos adultos;
  • da fluência em línguas estrangeiras, dando resposta a públicos imigrantes;
  • da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, permitindo melhores capacidades de gestão e comunicação como potenciadoras da aprendizagem livre e à distância;
  • das metodologias e estratégias de reconhecimento de competências adquiridas por vias formais, não formais e informais, entre técnicos e formadores, como potenciadoras do reconhecimento das aprendizagens dos adultos ao longo da vida;
  • das metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem de adultos como impulsionadoras da aprendizagem ao longo da vida.

... Pretende-se possibilitar formação aos professores/formadores e técnicos, de modo a que possam responder aos desafios do dia-a-dia escolar com uma ação mais confiante sustentada em conhecimento.

De acordo com as necessidades enunciadas, identifica-se como área de formação prioritária a incrementação da utilização das TIC como estratégia de ensino-aprendizagem centrada no trabalho do adulto e promovendo a aprendizagem livre e à distância.

Deste modo, foram definidos domínios de formação que concorrem para a área enunciada:

• E-learning;
  • Aprendizagem Assistida por Tecnologias;
  • Criatividade e inovação como veículo motivacional dos adultos.

Mobilidades

1. 2 mobilidades / 2 participantes, curso Social Media in the Classroom, Florença, Itália, 16 a 21 de julho de 2018.
  2. 2 mobilidades / 2 participantes, curso T&T: Teaching and Tecnology for European Teachers, Soverato, Itália, 25 de março a 1 abril de 2018.
...
  1. 2 mobilidades / 2 participantes, curso Effective Use of Technology in Teaching, Scarborough, Reino Unido, 26 junho a 7 de julho de 2018.
  2. 2 mobilidades / 2 participantes, curso There was an App for That!, Dublin, Irlanda, 16 a 21 de julho 2018.
  3. 2 mobilidades / 2 participantes, curso Creative use of technology in the classroom, St Paul's Bay, Malta, 12 a 16 de fevereiro 2018.

Este projeto resulta da aprovação da candidatura apresentada pelo Agrupamento de Escolas de Alvalade à Ação-chave 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem, sector Educação de Adultos, a financiar no âmbito do programa Erasmus+.

(Acesso internosó para PD/PND, dentro da ESPAV)
  Profs | regular - interno
  Profs | regular - externo