Dias Internacionais 2020/2021

Lançou-se este ano, em Cidadania e Desenvolvimento, uma iniciativa em que se pretende assinalar datas importantes, “Dias Internacionais ou Mundiais” (segundo a ONU), e semanas temáticas.

Cada turma divulga um dia diferente através de trabalhos realizados ou ações que leve a cabo. A Biblioteca Escolar associar-se-á sempre que possível, através da sua Newsletter ou de uma exposição/destaque de livros  relacionados com o do dia/semana celebrados, ou ainda com uma projeção contínua de vídeos alusivos ao tema, chamando assim também a atenção para a existência desse género de materiais na biblioteca.

Dia Mundial da Sanita

Este dia chama a atenção para os 4,2 biliões de pessoas que vivem sem acesso a um sistema de saneamento seguro. Trata-se de agir para enfrentar a crise global de saneamento e alcançar o Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável: Água e Saneamento para todos até 2030.

Dia Mundial da Televisão

Desde 1996, este dia contribui para o reconhecimento do crescente impacto que a televisão tem na tomada de decisões, trazendo a atenção mundial para conflitos e ameaças à paz e segurança e seu papel potencial em aumentar o foco em outras questões importantes, incluindo questões econômicas e sociais.

Os alunos do 7º5 elaboraram vários cartazes para mostrar a importância da televisão na comunicação e globalização do mundo contemporâneo.

Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres

Em 1999, a ONU designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

O 8º2 escolheu este dia para fazer uma campanha de sensibilização sobre o tema. Com base nas pesquisas realizadas e em contactos com organizações, os alunos construiram cartazes físicos e digitais. Também criaram uma playlist no Youtube, com vídeos que mostram a universalidade deste problema e a urgência no seu combate. Os cartazes e os vídeos da playlist puderam ser vistos no átrio da ESPAV.

Dia Mundial de Luta contra a SIDA

Todos os anos, a 1 de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a SIDA. O mundo une-se para mostrar apoio aos que vivem e são afetados pelo HIV e para lembrar aqueles que perderam a vida devido esta doença.

Os alunos do 9º ano, da EB Almirante Gago Coutinho e da ES Padre António Vieira, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, realizaram trabalhos alusivos a este dia.

Os cartazes resultaram do trabalho interdisciplinar de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual.

O objetivo é alertar para a necessidade dos cuidados a ter e também ajudar a acabar com o preconceito em relação a esta doença, que ainda afeta 38 milhões de pessoas.

O 9º3 realizou ainda um vídeo de sensibilização para o tema.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Desde 1992 que este dia pretende promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência, bem como aumentar a consciência sobre a situação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, económica e cultural.

O 7º4 pretendeu chamar a atenção para este dia e fez uma seleção de vídeos que passaram no átrio da ESPAV, num ecrã improvisado na biblioteca. Os vídeos da playlist podem ser vistos aqui.

A Biblioteca da ESPAV associou-se à comemoração deste dia com uma newsletter dedicada ao tema:

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Esta data é assinalada desde 1950, com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o globo, independentemente da raça, cor ou religião, do género, da língua, opinião política ou outra, da origem nacional ou social, fortuna ou nascimento.

Os alunos do 5ºE analisaram os vários artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e chegaram à conclusão que seria importante trabalharem mais profundamente o artigo 26º, sobre o Direito das Crianças. Pesquisaram sobre os direitos das crianças em vários países e continentes, viram vídeos sobre o tema e leram alguns artigos. Depois criaram cartazes que expuseram na entrada da EB Almirante Gago Coutinho.

Profs | EFA