Exmos./ Exmas. Senhores/Senhoras
Diretores/Diretoras dos
Agrupamentos de Escolas e Institutos/ Membros da Secção de Formação e Monitorização/ Docentes
e Não Docentes/ Formadores/formadoras/ Demais colaboradores
A nobreza do CFPJS radica na sua
missão e na forma como a tem desempenhado e, vai continuar a desempenhar. A sua
riqueza, reside na qualidade de todos quantos pertencem a este CFAE e nas Redes
que podemos manter e alargar.
Numa breve revisão da literatura
podemos verificar que a Formação Contínua de Professores é um dos pilares
essenciais do desenvolvimento profissional, sendo sensível às mudanças no setor
educativo e assume uma relevância particular face ao alargamento e
aprofundamento do papel dos docentes (Cauterman et al.,s/d; Nóvoa, 1991a,1991b;
Chung, 1996).
Por outro lado, reflete-se na
avaliação de desempenho dos docentes e contribui para a atualização e ampliação
dos conhecimentos, desenvolvimento profissional; promoção na carreira;
mobilidade e aquisição de especializações, tendo repercussões significativas na
qualidade do sistema educativo e na decisão das dinâmicas da carreira docente
(Landsheere, 1994; Nogueira et al, 1990a; Alves Pinto, 1993; Campos, 1993).
A Formação Contínua deve ter
repercussões sobre a carreira docente, nomeadamente: deve ser um direito e um
dever para todos os professores desde o início da sua atividade profissional e
não somente para efeitos de progressão na carreira; deve partir de planos de
desenvolvimento pessoal e profissional docentes em articulação com os planos de
formação das respetivas Escolas e com os respetivos projetos educativos destas
(Afonso, 1994; Alves Pinto, 1991, 1993; Teixeira, 1991).
Para Ferreira (2000, p. 30), os
“novos desafios da Formação Contínua”, traduzem-se nos seguintes aspetos:
qualidade da formação, formação centrada no contexto profissional docente, construção
da profissionalidade docente, especialização profissional, definição de
parâmetros qualitativos, coordenação de recursos, motivação para carreira
docente nos primeiros anos e consolidação dos CFAE, reforçando as suas
estruturas, as suas assessorias e os seus recursos humanos e físicos.
Considero, nesta linha de
pensamento, que a formação contínua é hoje um tema com enorme impacto e
potencialidade. Os CFAE, tem por nobre desafio servir a sua comunidade
através do conhecimento, essa é digamos a sua razão de ser, fomentando a criação
e disseminação do saber em múltiplas áreas, e promovendo a aproximação e a
comunicação entre saberes, culturas, e pessoas, no respeito pela sua identidade
e diversidade.
Tão importante como a sua missão
são os valores humanísticos que os balizam e que, simultaneamente, se pretendem
promover.
Vale bem a pena lembrá-los aqui:
a liberdade de opinião e de expressão, a solidariedade ativa, a igualdade de
tratamento e de oportunidades para todas as pessoas independentemente da sua
condição, opções, ou crenças, a honestidade, independência e responsabilidade
em todas as ações praticadas, a prossecução da excelência e a recompensa do
mérito.
Saúdo, desta forma, com muito
entusiasmo toda a comunidade do CFPJS e que perante ela assumo o compromisso
solene de honrar a sua missão e os seus valores e de contribuir para o seu
desenvolvimento nos próximos quatro anos. Assumo esse compromisso com grande
dignidade e sentido de responsabilidade, mas não menor otimismo e confiança
relativamente ao futuro. Otimismo e confiança que muito gostaria de transmitir
a todos.
Expresso o firme propósito de
colaborar com todos em prol do interesse comum e numa base de transparência,
compromisso e cordialidade, no quadro do exercício das minhas funções ao
serviço do interesse público, devendo observar no exercício das mesmas os valores
fundamentais e princípios da atividade administrativa consagrados na
Constituição e na lei, designadamente os da legalidade, justiça e
imparcialidade, competência, responsabilidade, proporcionalidade, transparência
e boa-fé.
O Diretor do Centro de Formação
Pedro Miguel de Pinho Pereira


Exmos./ Exmas. Senhores/Senhoras
Diretores/Diretoras dos
Agrupamentos de Escolas e Institutos/ Membros da Secção de Formação e Monitorização/ Docentes
e Não Docentes/ Formadores/formadoras/ Demais colaboradores
A nobreza do CFPJS radica na sua
missão e na forma como a tem desempenhado e, vai continuar a desempenhar. A sua
riqueza, reside na qualidade de todos quantos pertencem a este CFAE e nas Redes
que podemos manter e alargar.
Numa breve revisão da literatura
podemos verificar que a Formação Contínua de Professores é um dos pilares
essenciais do desenvolvimento profissional, sendo sensível às mudanças no setor
educativo e assume uma relevância particular face ao alargamento e
aprofundamento do papel dos docentes (Cauterman et al.,s/d; Nóvoa, 1991a,1991b;
Chung, 1996).
Por outro lado, reflete-se na
avaliação de desempenho dos docentes e contribui para a atualização e ampliação
dos conhecimentos, desenvolvimento profissional; promoção na carreira;
mobilidade e aquisição de especializações, tendo repercussões significativas na
qualidade do sistema educativo e na decisão das dinâmicas da carreira docente
(Landsheere, 1994; Nogueira et al, 1990a; Alves Pinto, 1993; Campos, 1993).
A Formação Contínua deve ter
repercussões sobre a carreira docente, nomeadamente: deve ser um direito e um
dever para todos os professores desde o início da sua atividade profissional e
não somente para efeitos de progressão na carreira; deve partir de planos de
desenvolvimento pessoal e profissional docentes em articulação com os planos de
formação das respetivas Escolas e com os respetivos projetos educativos destas
(Afonso, 1994; Alves Pinto, 1991, 1993; Teixeira, 1991).
Para Ferreira (2000, p. 30), os
“novos desafios da Formação Contínua”, traduzem-se nos seguintes aspetos:
qualidade da formação, formação centrada no contexto profissional docente, construção
da profissionalidade docente, especialização profissional, definição de
parâmetros qualitativos, coordenação de recursos, motivação para carreira
docente nos primeiros anos e consolidação dos CFAE, reforçando as suas
estruturas, as suas assessorias e os seus recursos humanos e físicos.
Considero, nesta linha de
pensamento, que a formação contínua é hoje um tema com enorme impacto e
potencialidade. Os CFAE, tem por nobre desafio servir a sua comunidade
através do conhecimento, essa é digamos a sua razão de ser, fomentando a criação
e disseminação do saber em múltiplas áreas, e promovendo a aproximação e a
comunicação entre saberes, culturas, e pessoas, no respeito pela sua identidade
e diversidade.
Tão importante como a sua missão
são os valores humanísticos que os balizam e que, simultaneamente, se pretendem
promover.
Vale bem a pena lembrá-los aqui:
a liberdade de opinião e de expressão, a solidariedade ativa, a igualdade de
tratamento e de oportunidades para todas as pessoas independentemente da sua
condição, opções, ou crenças, a honestidade, independência e responsabilidade
em todas as ações praticadas, a prossecução da excelência e a recompensa do
mérito.
Saúdo, desta forma, com muito
entusiasmo toda a comunidade do CFPJS e que perante ela assumo o compromisso
solene de honrar a sua missão e os seus valores e de contribuir para o seu
desenvolvimento nos próximos quatro anos. Assumo esse compromisso com grande
dignidade e sentido de responsabilidade, mas não menor otimismo e confiança
relativamente ao futuro. Otimismo e confiança que muito gostaria de transmitir
a todos.
Expresso o firme propósito de
colaborar com todos em prol do interesse comum e numa base de transparência,
compromisso e cordialidade, no quadro do exercício das minhas funções ao
serviço do interesse público, devendo observar no exercício das mesmas os valores
fundamentais e princípios da atividade administrativa consagrados na
Constituição e na lei, designadamente os da legalidade, justiça e
imparcialidade, competência, responsabilidade, proporcionalidade, transparência
e boa-fé.
O Diretor do Centro de Formação
Pedro Miguel de Pinho Pereira